segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tome conta da sua conta

Por ser funcionário de uma instituição financeira sou testemunha de vários casos de clientes que enfrentam dificuldades com suas contas enquanto a dor de cabeça seria muito menor se eles simplesmente acompanhassem os extratos.

Muitos efetuam um depósito, depois de meses tentam fazer o saque e percebem que o banco “comeu” todo ou parte do dinheiro. Procuram o atendimento irritados perguntando como isso pode ter acontecido.

A resposta para a pergunta “o(a) senhor(a) observou alguma cobrança indevida nos extratos?” é sempre a mesma: “Não tirei extratos”.

É aí que descobrem que a conta possui uma certa tarifa de manutenção mensal.

O banco só cobra o que lhe é de direito. Embora concorde que algumas tarifas não deveriam existir, estas só são cobradas quando autorizadas pelo Banco Central.

O que o consumidor deve fazer é informar-se com o atendimento sobre o tipo de sua conta, corrente ou poupança e qual a modalidade, para saber o que será cobrado mensalmente e assim evitar sustos futuros.

Conta não é para ser deixada à “própria sorte”. Deve ser acompanhada periodicamente, semanalmente se possível.

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